Tutorial básico Arduino

O Arduino pode ser entendido como um pequeno computador para aplicações simples (dedicadas).

Acender e apagar luzes, ligar e desligar motores, ‘ler’ dados de sensores são algumas tarefas fáceis de serem executadas, com pouco conhecimento sobre eletrônica e programação. Por esta razão este dispositivo (plataforma) tem encontrado grande aplicação por pessoas de diferentes áreas, interessadas em desenvolver projetos/soluções.

Este tutorial tem o intuito de ajudar iniciantes a compreenderem o funcionamento da plataforma ARDUINO.

VISÃO GERAL

O Arduino comunica com um PC utilizando um cabo USB. O programa a ser carregado no Arduino é desenvolvido utilizando-se a IDE (interface development environment) que deve ser instalada no PC.

PASSOS PARA CARREGAR UM PROGRAMA NO ARDUINO

  1. Conecte o Arduino com o PC usando o cabo USB;
  2. Verifique qual porta COM o Windows reservou para o Arduino. (Utilize o ‘Gerenciador de Tarefas’ do Windows para isso). OBS: caso o Windows não consiga achar o driver do seu Arduino, baixe o driver pelo seguinte link: ftp://ci.ifes.edu.br/eletromecanica/julio/Driver%20Arduino%20Windows%208%2031032017   GUARDE BEM O NÚMERO DA PORTA COM RESERVADA PARA O SEU ARDUINO (Exemplo: COM3)
  3. Abra a IDE do Arduino. Caso não possua, baixe pelo link:

ftp://ci.ifes.edu.br/eletromecanica/julio/IDE%20Arduino%201-8-2%2029032017

  1.  Clique na aba Arquivo >> Exemplos >> Básicos >> Blink . Este exemplo faz com que um LED conectado no pino 13 da própria placa do Arduino (LED_Builtin) pisque, ficando 1 segundo (1000 milissegundos) aceso e 1 segundo apagado.
  2. Clique na guia Ferramentas>> Porta Serial e selecione a porta COM igual à porta alocada pelo Windows para o Arduino.
  3. Clique em ‘Carregar’ para carregar o programa BLINK no Arduino. Quando o programa for carregado, você deverá notar que o LED conectado na porta 13 do Arduino está piscando ( 1 segundo aceso + 1 segundo apagado).
  4. Para alterar o ‘tempo de pisca’ do LED, mude o valor no comando ‘delay(1000)’ para o valor desejado. Lembrando que 1000 é a unidade de tempo em milissegundos do Arduino (1000 ms = 1 segundo)

Em caso de dúvidas, procure vídeos e outros tutoriais a respeito na internet (GOOGLE:  Arduino blink example)

Deixe um comentário para ajudar a melhorar este tutorial.

Enjoy it!        ; )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.