Energia Elétrica

Marina Marini Castelioni – marinacastelioni@hotmail.com

Energia Elétrica – Cálculo e Consumo

INTRODUÇÃO

A energia elétrica é uma forma de energia baseada na geração de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos, que permitem estabelecer uma corrente elétrica entre ambos. É a forma de energia que o Brasil mais utiliza na atualidade, graças a sua facilidade de transporte e baixo índice de perda energética durante conversões. É obtida em nosso país principalmente através de usinas hidrelétricas Nosso objetivo é ensinar como se calcula a tarifa cobrada mensalmente pelas empresas responsáveis no município, abordando também, o gasto desnecessário da energia nas residências bom como podemos diminui-lo, pois o consumo sempre aumenta e há muito desperdício por aí, mas todos podem fazer a sua parte em casa, na escola ou no trabalho, consumindo de forma inteligente, para economizar dinheiro e poupar a natureza de um desgaste desnecessário.

CÁLCULO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA

Todo equipamento elétrico é especificado em função de sua potência, medida em Watt (W).
O consumo da energia, em KW.h é então calculado através da fórmula:

Potência do aparelho em Watts x horas de funcionamento por mês
   1.000

Para saber o valor da energia elétrica, deve-se pegar a soma do consumo mensal de todos os equipamentos eletroeletrônicos e multiplicar pelo valor do KW.h cobrado pela concessionária de energia. Aproximadamente R$ 0,33, incluído impostos no caso da Escelsa, concessionária que atende ao ES.

CONSUMO NO IFES

A análise das últimas contas de energia elétrica do Ifes mostrou que o instituto gasta em média R$ 20.000,00 mensalmente com energia elétrica.

Por ser um consumidor comercial, uma análise mais detalhada forma de fornecimento de energia, além de buscar formas alternativas de economia são essenciais para uma significativa redução na tarifa.

DICAS PARA ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA

• Evite usar equipamentos eletrodomésticos, entre 18h e 21h. Este é o chamado horário de pico, no qual o consumo de energia elétrica é maior.

•Sempre que possível utilize lâmpadas fluorescentes, que duram mais e gastam menos energia. Além de não esquecer de fazer maior proveito da luz solar, abrindo janelas e persianas durante o dia.

• Alguns eletrodomésticos têm consumo medido por centros de pesquisas do governo. Os mais eficientes ganham o Selo Procel. Na hora da compra, escolha esses modelos.

• Ao viajar desligue a chave geral.