Poluição Sonora

O som consiste em oscilações (ondas) de pressão que se propagam através de um meio material sólido, líquido ou gasoso. O som que se propaga através do ar, ao entrar em contato com os ouvidos, causa vibrações que resultam na sensação sonora. Sons se propagam, necessariamente, em um meio material, ou seja, o som não se propaga no vácuo

sons

Pretende-se aqui apresentar um relatório técnico avaliando o nível de ruído sonoro ao qual estamos sujeitos no nosso ambiente escolar.

Por ser uma questão intimamente relacionada com a saúde das pessoas envolvidas, pretendemos aqui, levantarmos uma discussão para uma questão muito importante:

No que se refere à questão da poluição sonora, até que ponto nosso ambiente de estudo está de acordo com as normas vigentes que tratam sobre o assunto?

ESCOLAS

dB (A)

Bibliotecas, Salas de música, Salas de desenho

35 – 45

30 – 40

Salas de aula, Laboratórios

40 – 50

35 – 45

Circulação

45 – 55

40 – 50

E, para concluir, podemos notar que além de obtermos informações técnicas a respeito do assunto, esperamos que com esse trabalho possamos ter uma dimensão do que acontece em nosso dia-a-dia, podendo assim buscar soluções para melhorar e talvez solucionar possíveis problemas com ruídos presentes no nosso ambiente escolar.

Por fim, por entendermos que como técnicos somos agentes influentes para avaliarmos e apontarmos soluções técnicas para os mais diferentes problemas, esperamos que este trabalho possa contribuir para que outros estudos sejam realizados não somente no nosso ambiente escolar, mas em vários outros, sempre pautados com o objetivo de apontar melhorias para nossa qualidade de vida.