Confecção de Placas de Circuito Impresso – PCI

Este trabalho tem como objetivo racionalizar uma maneira prática para a implementação de projetos eletroeletrônicos em Placas de Circuito Impresso – PCI.

A maneira aqui descrita é a mesma utilizada nas aulas práticas do Campus.

Como exemplo, escolhemos o projeto de um circuito Multivibrador Astável, no qual primeiramente fizemos uma simulação em sala de aula do circuito para ajuste dos parâmetros e, na sequência, construímos o seu layout para a montagem prática numa placa PCI.

Tanto para a simulação, quanto para a montagem do layout da placa, usamos ferramentas computacionais, softwares, a fim de obtermos um resultado melhor.

Esperamos como resultado deste projeto, que possa ser compreendido o processo de criação de placas PCI com boa qualidade, para serem empregadas na criação de diversos projetos no Campus.

Com o intuito de tornar mais fácil a implementação de projetos elétricos, todas as montagens de circuitos em placas de circuitos impressos passam primeiramente por um estudo de projetos que envolvem tanto simulação quanto a pré-montagem em um protoboard.

Os circuitos impressos foram criados em substituição às antigas pontes de terminais onde se fixavam os componentes eletrônicos, em montagem conhecida no jargão de eletrônico como montagem “aranha”, devido a aparência final que o circuito tomava, principalmente onde existiam válvulas eletrônicas e seus múltiplos pinos terminais do soquete de fixação.

O circuito impresso consiste de uma placa de fenolite, fibra de vidro, fibra de poliéster, filme de poliéster, filmes específicos à base de diversos polímeros, etc, que possuem a superfície coberta numa ou nas duas faces por fina película de cobre, prata, ou ligas à base de ouro, níquel entre outras, nas quais são desenhadas pistas condutoras que representam o circuito onde serão fixados os componentes eletrônicos.

Como exemplo para este trabalho, escolhemos o projeto de um circuito Multivibrador Astável. Este tipo de circuito é muito utilizado em eletrônica pois através dele é possível obter sinais elétricos com frequência/período variáveis, o que é muito importante em circuitos que requerem temporização. Será mostrado como é feita a simulação deste circuito e a sua montagem numa placa de circuito impresso.

ETAPAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PCI

1ª ETAPA:

Simulação do circuito nos softwares (Multisim e Ultiboard).

Sem título

ultiboard

2ª ETAPA:

Impressão do circuito no papel transter.

3ª ETAPA:

Transferência do circuito impresso na folha de papel transter para a placa de fenolite cobreada através de um processo de transferência térmica.

4ª ETAPA:

Retirada do cobre banhando a blaca em ácido percloreto de ferro, assim só o circuito ficará impresso na placa.

5ª ETAPA:

Limpeza da placa com álcool e bombril.

6ª ETAPA:

Perfuração da placa nos locais onde serão inseridos os componentes elétricos (a tecnologia utilizada será a THT).

7ª ETAPA:

Inserção dos componentes em seus devidos furos e soldagem dos mesmo.

8ª ETAPA:

Verificação do funcionamento do circuito.

CAM00304 IMG_0894[1]

Alunos trabalhando no projeto:

IMG_0857 IMG_0863

IMG_0849 IMG_0851 IMG_0852

IMG_0860[1]

Ao decorrer do tempo, fizemos algumas mudanças em nosso projeto. Como, por exemplo, passamos a utilizar a ideia dada pelo coordenador do curso de Eletromecânica do IFES – Campus Cachoeiro, Antônio Celso Talhate, de utilizar folhas de adesivo para fazer a impressão do circuito, as invés de utilizar a folha transter. Essa é uma forma muito mais sustentável, barata e acessível de realizar o projeto.