Sistema Elétrico Automotivo

SISTEMA ELÉTRICO AUTOMOTIVO

João Ítalo de Souza Salardani – joao_italo_22@hotmail.com

Josias Paulicio Tiburcio – josias_kahu22@hotmail.com

Larissa Deschievone Altoé – larissa-deschievone@hotmail.com

Prof. Orientador: Júlio Madureira – jmadureira@ifes.edu.br

INTRODUÇÃO

Desde sua invenção até os dias de hoje, os automóveis foram adquirindo cada vez mais equipamentos, o que foi exigindo dos mesmos um sistema elétrico cada vez mais robusto.

Além disso, estes sistemas foram se expandindo cada vez mais, tornando-se desta forma mais complexos.

Os carros da atualidade são computadorizados, possuem uma quantidade enorme de sensores para ajudarem nas mais diversas tarefas.

Diante disto este trabalho visa fazer um estudo do funcionamento do sistema elétrico dos carros citando os seus diversos tipos de equipamentos.

O intuito deste trabalho é de repassar às pessoas, uma explicação de como é o funcionamento de um circuito elétrico automotivo em geral, para que tenhamos um melhor entendimento sobre o assunto.

RESUMO

O sistema elétrico de um automóvel funciona em corrente contínua – CC. Desta forma, a energia gerada pelo alternador, que é o gerador de corrente quando o automóvel está em movimento deve passar por um processo de retificação para ser transformada em CC e ser armazenada pela bateria. Assim, podemos perceber que a bateria é o elemento fundamental para alimentar toda a corrente elétrica do automóvel.

Devido a uma questão de conveniência básica, o sistema elétrico de um automóvel é essencialmente paralelo, sendo desta forma, a corrente drenada pela bateria igual à soma das correntes de todos os ramos em paralelo conectados no automóvel. (Figura 1)

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Fonte: BOYLESTAD, 2004.

O sensor indicado na Figura 1, conectando a bateria ao alternador, é o responsável por indicar ao mesmo que a bateria precisa ou não ser carregada. Na análise da mesma figura, vemos o ramo onde está conectado o Motor Elétrico de Partida. Neste ramo não temos conectado nenhum fusível devido às enormes correntes de partida decorrentes da ignição (centenas de ampères). Após realizada a partida, o relé de partida abrirá e a bateria estará exclusivamente alimentando os componentes do automóvel.

É importante aqui frisar que todo o circuito elétrico do automóvel, exceto nos casos de algumas lâmpadas externas importantes, é desenergizado de modo que a bateria possa se dedicar ao processo de partida.

Atualmente as baterias são especificadas em correntes de arranque (partida) em vez de ampère-horas. Nos dias de hoje encontramos baterias com correntes de partida de 700 A e 1000 A.

As cintas fusíveis são para a proteção do sistema naquela situação em que uma corrente inesperada é drenada por vários circuitos ao mesmo tempo (Proteção de primeira ordem). (Figura 2)

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Fonte: BOYLESTAD, 2004.

Os fusíveis são colocados após as cintas são dispositivos de proteção de segunda ordem, denominados fusíveis de distribuição, e fusíveis de terceira ordem, para as unidades individuais do automóvel como lâmpadas, ar condicionado e trava elétrica.

O valor de cada fusível é pouco superior à exigência normal de operação da(s) carga(s) em que estão conectados.

O caminho de retorno para a bateria é feito através do chassi do veículo, ou seja, existe apenas um fio para cada carga elétrica, sendo a outra extremidade simplesmente aterrada ao chassi.

A quantidade de fios que existe nos automóveis atuais está em torno de 1000m. Estes fios são identificados com cores diferentes de acordo com cada circuito, com o intuito de facilitar a manutenção do mesmo.

JUSTIFICATIVA

Como alunos do curso técnico em eletromecânica, entendemos que a compreensão do sistema elétrico de um automóvel é muito importante para nós. Sabemos que os automóveis mais modernos são cada vez mais automatizados e para isso dependem de diversos tipos de sensores controlados por um ou mais computadores.

OBJETIVO

O conhecimento de um sistema elétrico básico dos automóveis é o objetivo principal norteador deste trabalho. Além disso, desejamos saber como este sistema veio se aperfeiçoando à medida que os automóveis também foram se evoluindo.

MATERIAIS E MÉTODOS

Para a implementação deste trabalho, montaremos um circuito elétrico básico para entendimento e explicação do funcionamento do mesmo. Para tanto precisaremos e um motor de partida, uma bateria e algumas cargas tais como faróis. Mostraremos também como são os fusíveis usados nos automóveis.

FOTOS DA PARTE PRÁTICA

Sem título    2013-10-24 14.34.182013-10-24 14.33.20    2013-10-24 14.33.50    2013-10-24 14.32.31    

REFERÊNCIAS

BOYLESTAD, Robert L. Introdução à Análise de Circuitos. 10ª Edição. Editora Pearson. 2004

BRAGA, Newton C. Como funciona o alternador. Disponível em < http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/51-automotivos/709-como-funciona-os-alternadores-art094.html> Acessado em 07 de outubro de 2013.

 

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